Este é o caso onde alguns pintores que aprofundaram o seu conhecimento, especialmente da astronomia, utiliza para representá-los em arte popular mantendo sua expressão criativa. Não é ficção e nem publicações astronômicas em revistas feitas por astrônomos amadores, você pode facilmente entender quantas vezes um artista pode recorrer à ajuda da criatividade para ilustrar novas descobertas e ou teorias científicas. A corrente artística que atende a estas características, ou seja, baseadas na relação entre a ciência espacial e a arte, atende pelo nome ASTROARTE.

É um movimento que destaca os "artistas do espaço” com o desejo de ir além da simples representação gráfica e/ou cênica da astronomia, como é feito especialmente nos EUA.

Astroarte já é de grande reconhecimento no cinema e até mesmo nas agências publicitárias de todo o planeta principalmente para lidar com as demandas da indústria da ficção explicativa.

 Astroarte é um conjunto de obras de arte visual que se refletiram na racionalidade científica da astronomia independentemente de características gráficas que incentivam a sua divulgação.



Fonte: CUB

Por: David Muniz