Planeta maior do que Júpiter pode ter sido descoberto em nosso sistema Oort_pt

O site dailymail.co.uk publicou hoje, 14 de fevereiro, que cientistas acreditam ter encontrado um novo planeta nos confins do sistema solar, com quatro vezes a massa de Júpiter.

A sua órbita seria milhares de vezes mais longe do Sol do que a da Terra, razão pela qual ainda não tinha sido descoberto.

Dados que poderiam provar a existência de Tyche, um gigante gasoso na parte exterior da nuvem de Oort , serão disponibilizados mais tarde este ano, embora alguns acreditem que as provas já foram agregadas pela NASA, por intermédio do seu telescópio Wise.

O Professor Daniel Whitmire, da Universidade de Louisiana, em Lafayette, EUA, acredita que os dados poderão a vir provar a existência de Tyche (nome provisório dado ao planeta) dentro de dois anos.

Ele diz acreditar que o planeta é principalmente constituído de hidrogênio e hélio, com uma atmosfera similar à de Júpiter, ou seja, com manchas, anéis e nuvens. Também espera-se que o planeta tenha luas. Todos os outros planetas externos as têm.

Ele acredita que o planeta é tão grande, que possui uma temperatura elevada, remanescente de sua origem, que a faz mais elevada do que outros planetas externos.

O Professor Daniel Whitmire e o ProfessorMatese sugeriram a existência de Tyche devido aos ângulos que os cometas estavam chegando até nossa região.

Se confirmado, o status e o nome do novo planeta, o qual seria o nono e potencialmente o maior de nosso sistema solar, teria que ser concordado pela União Astronômica Internacional.

Atualmente de nome Tyche, em referência à deusa grega que governou o destino de uma cidade, o planeta provavelmente terá que mudar de nome.


Fonte da notícia: Site OVNIHoje - http://ovnihoje.com/2011/02/planeta-maior-do-que-jupiter-pode-ter-sido-descoberto-em-nosso-sistema-solar/

____________________________________
Planeta maior do que Júpiter pode ter sido descoberto em nosso sistema Gorill11