No verão de 1795, Daniel McGinnis, aos 16 anos perambulava na ilha de Oak Island, Nova Escócia. Canadá. Quando ele cruzou com uma curiosa depressão circular no solo. Em riste sobre a depressão estava uma árvore na qual um dos seus galhos e dependurado nesse galho havia pulia de navio. Havendo ouvido falar de contos de piratas naquela região, decidiu voltar para casa e retornar para investigar o buraco. Como havia várias lendas sobre piratas na região, decidiu voltar mais tarde para investigar mais tarde.




     Nos muitos dias que se seguiram, McGinnis, com seus amigos John Smith e Anthony Vaughan, trabalharam no buraco. E o que descobriram os deixaram atônitos, 2 pés abaixo da superfície, havia uma camada de cascalhos cobrindo o poço. a 10 pés, encontraram uma camada de tábuas de carvalho, depois 20 pés e 30 pés mais a fundo, encontraram mais tábuas, Não podendo continuar sozinho, voltam para casa, mas com planos de retornar para buscar mais.




     Levou oito anos para que os 3 descobridores retornassem, mas eles retornaram com Simeão Lynds, um empresário local. A The Oslow Company, foi fundada com o propósito da busca. A escavação do tesouro tinha começado agora a sério, com todos no sindicato de trabalho em troca de uma parte do ouro, se e quando o encontraram. Reiniciaram o serviço e rapidamente voltaram aos 30 pés no qual alcançaram oito anos atrás. Continuaram descendo para 90 pés. Encontrando uma camada de cascalho a cada intervalo de 10 pés. Mesmo com as camadas, aos 40 pés uma camada de carvão foi encontrada. Aos 50 pés uma camada de piche, e a 60 pés, uma camada de fibras de coco.




     A 90 pés, a mais intrigante prova descoberta uma pedra com inscrições misteriosas. Uma das possíveis traduções seria: "Quarenta pés abaixo, dois milhões estão enterrados". Depois de tirar a camada de tábuas de madeira a 90 pés.


     Uma engenhosa armadilha surpreendeu a todos. The Onslow company, inadvertidamente, rompeu um canal d’água de 500 pés. Que foi cavado perto da Smiths Cove (Cova do Ferreiro) pelos construtores do poço. Bombear não funcionava, pois a água fruía pelo mar. Essa descoberta é uma pequena parte do intrincado plano dos construtores desconhecidos do poço para manter as pessoas longe de seu conteúdo.


      Em 1849 a próxima companhia a tentar extrair o tesouro, The Truro Company foi fundada. E a busca retorna. Rapidamente cavaram 86 pés somente para ser inundado. Decidirem tentar descobrir o que há no fundo do poço antes de tentar extraí-lo, a Truro usou brocas. E os resultados foram encorajadores.


      Aos 96 pés o broca atravessou uma plataforma abetos. Então eles encontraram quatro polegadas de cascalho e 22 polegadas de algo caracterizado como "pedaços de metal"; Depois, oito pés de carvalho. Mais 22 polegadas de carvalho, quatro polegadas de carvalho e outra camada de abetos. Chegaram à conclusão que perfuraram através de duas urnas cheias de moedas. Quando puxaram a broca, eles encontraram pedaços de carvalho e cascas no que parecia ser de coco. Numa das perfurações, três elos de ouro foram trazidos pela broca. Infelizmente não se sabe para onde foram.


      Foi descoberto, que os idealizados do poço, criaram um sistema de drenagem, espalhados por 145 pés de distância da praia, Cada uma assemelha-se um dedo da mão. Cada dedo era um canal cavado no barro abaixo da praia alinhado as rochas. O canal no qual preencheram com muitas polegadas de plantas marinhas, e depois mais muitas polegadas de fibras de coco. O efeito disto, é um sistema de filtragem que mantinham os canais limpos de areia enquanto a água podia passar. Os dedos se encontravam no Poço do Dinheiro 500 pés de distância. Mais tarde investigações mostraram seus canais subterrâneos tinham quatro pés de largura, dois e meio de altura, alinhados com pedras, encontrando o Poço do Dinheiro entre a profundidade de 110 pés.


     Para a Truro company, a resposta agora era simples - é só bloquear a água que vem da praia e cavar o tesouro. Sua primeira tentativa foi construir uma represa fora da praia no Smiths Cove, drenar a água, a depois desmantelar os canais de drenagem. Infelizmente uma tempestade assoprou e destruiu a represa antes de estar pronta.


      A próxima tentativa de assegurar o tesouro foi feita em 1861 pela Oak Island Association. Primeiro eles limparam o Poço do Dinheiro até 88 pés. Depois eles fizeram um novo buraco a leste do poço com esperanças de interceder o canal do mar. Um novo buraco foi cavado 120 pés sem tocar em nenhum dos canais do mar e depois abandonado.


     Um segundo buraco foi feito. Este a oeste, a 118 pés. Eles então queriam fazer um túnel sobre o Poço do Dinheiro. Mais uma vez, a água começou a entrar no poço assim como no Poço do Dinheiro.


     A água atravessou os buracos e o fundo do Poço do Dinheiro desceu 15 pés. Tudo no Poço do Dinheiro desceu muito abaixo do buraco. A grande pergunta onde, por que e até aonde? Por muitos anos companhias diferentes tentaram vencer o mistério sem sucesso. Cavando mais buracos, tentando preencher a drenagem da praia, construindo uma nova represa, e perfurando com sondas para mais amostras.


     Em 1893 um homem chamado Fred Blair, com um grupo chamado The Oak Island Treasure Company começaram suas buscas. Sua primeira tarefa foi investigar os "Poços Internos". Descobertos em 1878. Aproximadamente 350 pés a leste do poço do Dinheiro, os "poços internos" aparentam ser buracos escavados pelos idealizadores do Poço do Dinheiro. Talvez um buraco de ventilação para a escavação do túnel de inundação. Aparentemente interceptado ou passando perto ao túnel da inundação. Enquanto era limpo pelo Treasure companhy, que perfuravam mais buracos bombeavam mais água, e continuavam indo a lugar nenhum. Em 1897 eles limparam o Poço do dinheiro até 111 pés onde eles viram na verdade a entrada do túnel de inundação temporariamente fechado com rochas. Porém, a água encontrou seu caminho e inundou o poço de novo.


     A Treasure company decidiu que só conseguiriam vencer, selando a água da Smiths Cove dinamitando o túnel de inundação. Cinco cargas foram ajustadas em buracos perfurados perto do túnel de inundação. Não funcionou, a água jorrou mais rápido do que nunca. No mesmo tempo uma nova amostra foi perfurada com uma sonda no próprio poço. Os resultados foram surpreendentes.


     A 126 pés, bateram em madeira e depois ferro. Este material é provavelmente parte do material que caiu do poço quando ele se rompeu. Em outras perfurações madeira foi encontrado a 122 pés o ferro já não era mais encontrado, indicando que o material talvez por mera coincidência repouse devido a queda.


     Entre 130 e 151 pés e também 160 e 171 pés uma argila azul foi encontrada que consistia de barro, areia e água. Esta argila poderia ser usada para formar uma vedagem como o piche que foi encontrado no nível de 50 pés.


      A maioria dos achados foi no hiato entre a camada de piche e a superfície. Um domo de concreto foi descoberto. O domo era de 7 pés de altura e paredes de 7 polegadas de espessura. Dentro do domo a sonda encontrou madeira, depois de muitas polegadas uma substancia desconhecida. Depois uma camada mole de metal foi encontrada. Depois quase 3 pés dos pedaços de metais, e mais pedaços de metais. Quando a sonda foi trazida outra peça foi junta ao quebra cabeça. Junto estava um pedaço de pele de carneiro curtido com as letras "VI"; "UI" ou "WI"; Do que o pedaço de pele faz parte, deram as teorias sobre os manuscritos originais de Willien Shakespare.


      Mais convincente de tudo é que o grande tesouro está abaixo de ilha. The Treasure Companha começou a afundar mais buracos com intenção de resgatar o domo de cimento. Mas todos falharam com a inundação.


     Em maio de 1899, ainda uma nova radiante descoberta foi feita. Havia um segundo túnel de inundação! Este era localizado na South Sore Cove (Cova da Margem Sul). Os idealizadores eram ainda mais engenhosos e fizeram mais trabalho que previamente se achava. Este caso fortaleceu o caso e algo valioso foi enterrado ali embaixo e não queria que ninguém chegasse perto do tesouro.







     Em 1928, um jornal de Nova York publicou a reportagem sobre a estranha história da ilha. Gilbert Hedden, O operador do aço, viu o artigo e ficou fascinado pelos problemas de engenharia envolvidos na recuperação do suposto tesouro. Hedden recolheu livros e artigos sobre a ilha e fez seis viagens lá. Ele até arriscou-se a Inglaterra para conversar com Tom Harold Wilkins, o autor do Capitão Kidd e seu esqueleto Island, Acreditando ter encontrado uma ligação entre Oak Island e um mapa do livro de Wilkins.





     Hedden comprou o fim de sudeste da ilha. E começou a escavar no verão de 1935, após escavações por William Chappell, em 1931. Em 1939, ele mesmo informado Rei George VI do Reino Unido sobre os desenvolvimentos em Oak Island.





     As escavações de 1931 por William Chappell afundou a 163 pés do eixo 12x14 metros a sudoeste do que ele acreditava que era o local do eixo de 1897, perto do poço original. Em 127 pés, um número de artefatos, Incluindo um machado, um verme de âncora, e uma pick foi encontrado. Por esta altura, toda a área ao redor do Poço do Dinheiro estava cheio de detritos e resíduos de numerosas tentativas de escavação prévia, tão exatamente a quem pertencia a pick é verificável.





      Em 1936 Gilberto Hadden, em conjunção com Fred Blair, começou uma nova investigação na ilha. Hadden limpou alguns buracos mais recentes a cerca do poço e fez planos de perfuração exploratórios no próximo verão. Porém ele fez duas descobertas fora do poço.





      Na primeira foram fragmentos de pedra aparecendo inscrições similares aquelas encontradas ao nível de 90 pés. A segunda descoberta foram toras antigas na Smiths Cove. Essas toras parecem ser dos antigos idealizadores devidos o fato de que usava pinos de madeira ao invés de metal.





     O próximo caçador foi Erwin Hamilton. Ele começou suas buscas em 1938 limpando as primeiras escavações e algumas perfurações. Durante a perfuração, mais duas descobertas. A primeira era rochas e pedras aos 190 pés. De acordo com Hamilton, elas eram de origem estrangeira, e que foi posta ali por alguém. A segunda descoberta veio depois de limpar um antigo buraco ao nível de 176 pés. Neste ponto camadas de pedras de limo foi encontrada e perfurada. A perfuração trouxe à tona carvalho e farpas. Aparentemente era madeira abaixo do limo.


     Em 1959 Bob Restai, que antes desafiava sua vida em "Globos da Morte" com sua esposa e família começou seus ataques a ilha. Sua única descoberta foi feita na praia da Smiths Cove, quando tentavam parar com o sistema de drenagem, Ele encontrou uma rocha com o número "1704" escrito.


    Em 1965, Houve uma tragédia. Enquanto escavavam um buraco, Bob desmaiou e caiu na água até o fundo. Seu filho na tentativa de resgatá-lo junto com outros dois empregados. Os quatro aparentemente foram afetados por algum gás, talvez o monóxido de carbono do gerador. Desmaiaram e afogaram.


     Bob Dunfield foi o próximo a tentar solucionar o problema, mas agora com máquinas pesadas como; Tratores e escavadeiras. Sua idéia era bloquear a entrada d’água da Smiths Cove e talvez tivesse conseguido. Depois, no lado sul, uma fenda foi cavada na esperança de interceptar o outro túnel d’água e bloqueá-lo. O túnel não foi encontrado, mas sim um buraco desconhecido. Possivelmente feito pelos idealizadores do poço. O buraco aparentemente vai até 45 pés e para. Seu propósito é desconhecido.


     Os outros achados de Dundield foram baseados em perfurações. Foi determinado que a 140 pés, havia uma fina camada de 2 pés de limo. E depois 40 pés abaixo no fundo, havia pedras. Essa informação se confirma com as perfurações feitas em 1955. Parece ser maior, ou uma caverna subterrânea, algo aparentemente comum com pedras em todo o mundo.


     Daniel Blankenship, o caçador atual, começou sua s buscas em 1965. Em 1966 ele cavou mais do buraco achado por Dunfield em 1965. Ele ultrapassou os 45 pés originais. Blankenship encontrou uma porção de pregos e um lavatório a 60 pés. A 60 pés, ele encontrou uma camada de rochas e água estagnada. Ele presumiu que era parte da do túnel d’água que não pode explorar, pois não parava de jorrar.


    Por volta de 1967, Daniel C. Blankenship e David Tobias formada Triton Alliance, Ltd. e comprou a maior parte da ilha. Um par de tesouras Hispano-americana, provavelmente feita no México, foi encontrado e possuía 300 anos de idade. Assim como uma pedra com forma de um coração muito parecida com de um tesouro pirata encontrado no Taiti.


     Novos túmulos foram encontrados. As descobertas incluem muitos tábuas de madeira, de 2 pés de espessura, e a 65 pés de comprimento. Eles marcaram cada 4 pés com algarismos Romanos. Em alguns contém pinos de madeira ou pregos. A madeira foi datada pelo carbono com 250 anos. O lado ocidental da ilha revelou muitos itens. Duas estruturas de madeira, com pregos rústicos e cintas de metal. 9 pés abaixo, encontraram um par de sapatos de couro.


     A maior descoberta foi em 1976, quando a Triton cavou algo que hoje é conhecido como Borehole 10-X, (Escavação 10-X) um tubo de metal de 237 pés afundado 180 pés nordeste do poço do Dinheiro. Durante a escavação, muitas cavidades artificiais foram encontradas a 239 pés. Foi posto uma câmera nesta cavidade, e ela voltou com intrigantes resultados. Primeiro, uma mão decepada flutuando na água. Depois três arcas do tipo de tesouros e várias ferramentas. Finalmente um corpo humano foi detectado.


    Depois de ver as imagens que não eram claras, foi mandado mergulhadores para dar uma olhada. Muitas tentativas foram feitas, mais as fortes correntes e pouca visibilidade deixa impossível qualquer coisa. Depois houve um colapso, e o buraco nunca mais foi reaberto.


    Durante a década de 1990, a exploração parou por causa de batalhas judiciais entre os sócios Triton. A partir de 2005, uma parte da ilha foi a venda. Em Abril de 2006 os Americanos de Michigan compraram uma participação de 50% em Oak Island Tours Inc., por uma quantia não revelada de dinheiro. Estas ações anteriormente eram de propriedade de David Tobias; ações remanescentes são de propriedade da Blankenship.


    Em 2007, a ilha foi destaque em uma exposição no Museu Marítimo do Atlântico que exibiu muitos artefatos de diferentes épocas de caça ao tesouro, como parte da exposição “Piratas: Mito e Realidade”.


    Houve ampla especulação entre os entusiastas quanto a quem originalmente cavou o poço e o que ele pode conter. Os críticos argumentam que não existe um tesouro e que o buraco é um fenômeno natural, provavelmente um sumidouro.


    John Godwin argumentou que, dado o tamanho e a complexidade aparente do poço, foi provavelmente escavado por engenheiros do exército francês na esperança de esconder o conteúdo do Tesouro do Fortaleza de Louisbourg depois que caíram para os britânicos durante a Guerra dos Sete Anos.


    Outros afirmam que a escavação foi realizada por Cavaleiros Templários exilados, ate Edward Teach , mais conhecido como o pirata “Barba Negra”. Recebeu os créditos da arquitetura, como esconderijo de seu tesouro onde ninguém, mas Satanás e ele podem encontrá-lo.