Reuters. Ece Toksabay - A polícia da Turquia deteve 32 membros do grupo ciberativista Anonymous sob suspeita de planejar ataques contra uma série de websites, reportou a agência de notícias estatal turca Anatolian.


Ativistas do Anonymous protestam nas ruas da Espanha. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)
A detenção veio em resposta a uma queixa da autoridade das telecomunicações da Turquia, cujo site foi derrubado na quinta-feira como parte de um protesto do Anonymous contra o que o grupo chama de censura do governo sobre a Internet.
O partido que atualmente governa a Turquia, o AK Party, venceu uma votação parlamentar no domingo e pretende inaugurar um novo sistema de filtragem de conteúdo na Internet em agosto. Com ele, usuários terão que escolher um dos quatro filtros ao acessar a Web --doméstico, familiar, para crianças ou normal.
O Anonymous, um grupo ativista libertário que atacou muitos sites, incluindo o da Amazon e o da Mastercard em nome da liberdade na Internet, afirmou que o sistema permitirá que se monitore a atividade das pessoas na rede.
Oito dos 32 suspeitos de ciberativismo detidos no domingo são menores de idade, afirmou a Anatolian.
A operação policial na Turquia ocorre após a detenção de três pessoas na Espanha na sexta-feira sob suspeita de organizar ciberataques contra os sites da Sony, de bancos e governos.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10735-turquia-prende-membros-do-grupo-hacker-anonymous.htm#ixzz1PGzNPaKd