Obs: esta é a continuação do post de Tiahuanaco, caso você não o tenha lido, clique aqui.


Apesar de todo o mistério que sonda as ruínas de Tiahuanaco e que vocês puderam ter a oportunidade de conhecer, existe um local no mesmo sítio arquelógico mais surpreendente e sensacional que as ruínas de Tiahuanaco. É Puma Punku! Infelizmente o local está muito mais deteriorado que a própria Tiahuanaco, mas isso foi devido aos grandes terremotos que afetaram mais a região. Porém nem as poderosas forças da natureza destruiram o legado, mas simplesmente apenas aumentaram os mistérios da região.


Engenharia Civil Avançada Desconhecida



Se você se surpreendeu com Tiahuanaco, prepare-se para Puma Punku. Aqui é ainda mais evidente as ligações de metal entre as rochas, e existem várias pedras que demonstram que eles usavam este tipo de ligamento entre os blocos frequentemente.



“clique nas imagens para ampliar”


Porém é em Puma Punku que é possível ver o avançado sistema de corte de blocos. Analisem pela foto abaixo a qualidade e a perfeição dos cortes. Alguns cientistas acreditam que nas ferramentas básicas daquela época, estes tipos de cortes são praticamente impossíveis de se fazer. Por isso existe uma forte hipótese de que realmente esse povo já usava algum tipo de ferramenta avançada de corte, ou algum método que infelizmente ficou perdido no tempo…




“Qual tipo de ferramenta podria fazer cortes tão perfeitos?”





Métodos de construções surpreendentes



Porém o que mais impressiona em Puma Punku são esses “H’s” gigantes. Esse H’s eram usados como encaixe com outros blocos e assim se erguiam altos muros. Esse método de encaixe jamais foram vistos em nenhuma civilização anterior ou mesmo posterior e é isso que faz Puma Punku ser tão supreendente, um elo perdido na história. Abaixo, pode-se ver o esquema de construção.




“representação de como os blocos eram encaixados. Muita tecnologia para a época”


E o que dizer deste bloco abaixo? Um dos blocos mais famosos e misteriosos, ele apresenta um fino corte milimétrico e perfeito com vários furos sobre ele. Como poderiam fazer algo tão perfeito e rigoroso matematicamente? Em Puma Punku é possível ver vários blocos com furações, mas não existem restos do que se conectava aos blocos. Aparentemente, existe muito mais de sua engenharia perdida com o tempo…



“Blocos com furos: com o que se encaixavam? E como poderiam ser feitos com tanta precisão?”



Afinal, como esta civilização poderia ter sido tão avançada?



A teoria ufológica é que os deuses do passado deram o entendimento a esta civilização, no caso, “deuses astronautas”, ou seja, existe a famosa teoria de que uma inteligência superior nos ensinou várias coisas para os povos no passado. Existe muitos indícios sobre este mítico passado porém, quero deixar tudo ao seu tempo, pois existe muita coisa ainda para eu escrever a vocês. Eu acredito que realmente em Tiahuanaco e em Puma Punku, ouve uma civilização próspera e muito acima do seu tempo, até acima de seus posteriores e isso é que faz um mistério. Mas eu acredito firmemente que esta tecnologia não foi dada para eles por seres alienígenas, mas sim, que eles procuraram o entendimento e com muito estudo chegaram a este nível. Não se sabe que catástrofe afetou esse povo e o que o destruiu, mas é fato que um dia foram muito gloriosos. É uma pena saber que um dia existiram engenheiros tão engenhosos e que todas suas descobertas foram enterradas ou perdidas…




Pode ser mesmo que no passado ouve uma inteligência que influenciou grandes civilizações como a Suméria e a Egípcia por exemplo, e também com certeza teria influenciado povos da América Central. Mas como o tempo limpou todas as provas em Tiahuanacoe em Puma Punku, não podemos ter certeza de nada sobre isso.


A única certeza que podemos tirar é que em um passado não muito distante existiu uma civilização extremamente avançanda perante seu tempo e que ainda é pouco compreendida. É necessário que um dia, tenhamos que reescrever a história, e tirar esta estúpida idéia que a 2 mil anos atrás apenas existiam pessoas supersticiosas e ignorantes. De fato pode ter existido um saber na antiguidade até mais avançado que o nosso atual, que se não estiver perdido, está muito bem guardado. Nos resta então, apenas usar nossa imaginação e tentar imaginar como este maravilhoso povo, um dia teve seu apogeu… e sua extinção.